top of page

PROJETOS REALIZADOS PELA COMPANHIA

LEVALLOIS, a mais nova criação da Cia. MalbArt, surge da necessidade de falar sobre a influência da tecnologia sobre nossos corpos. 
Em Levallois-Perret na França foi criada a primeira ferramenta da humanidade, a pedra lascada. Desde então, incontáveis invenções, criações incríveis e modificações na natureza foram surgindo e chegamos até aqui, hoje, nesse teatro. 

Hoje, esse aplicativo será nossa ferramenta de construção de uma dança que está em aberto. A partir das suas escolhas, nós mudamos os rumos da nossa história.
Toda escolha é a escolha de uma perda. 

Durante o espetáculo, os corpos se movem de forma rígida com pouca matéria orgânica, emaranhados a fios e redes, mídias e aço inox. A máquina desafia o que se conhece por arte, e corpos se oprimem entre si. 

Será que realmente temos escolhas?
Se fosse preciso salvar a humanidade, quem você mandaria pra Marte?
Em meio a tantas ofertas e produtos de última geração, como escolher o que é indispensável?
Vemos a imagem de um corpo que cai. Foi tropeço ou empurrão?  É fato ou é fake?
A evolução humana acompanha a evolução tecnológica?

FICHA TÉCNICA:

Direção artística e coreografia: Cia MalbArt 
Coordenação: Hamilton Félix 
Dramaturga: Nadja Naira
Iluminadora: Semy Monastier
Operador de luz: Márcio Júnior 
Figurino: Dani Nogueira
Trilha sonora: Thiago Menegassi e Gilson Fukushima
Ensaiadora: Tatiana Araújo
Bailarinos: Davi Lopes, Erickson Oliveira, Hamilton Félix, Julia Melo, Thaís Lima.
Produção executiva: Bia Reiner
Designer: Leo Ultz 
Fotografia: Marcielle Monize

_DSC0282.JPG

Ficha técnica

Interpretes criadores: Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti

Preparadora corporal e ensaiadora: Suzana Bins

Cenografia: Drê Carvalho

Iluminação: Luis Coelho

Figurinos: H-AL 

Design gráfico: Dani Akemi

Fotografias: Marcielle Monize

Registro de vídeo: Rogério de Pinho

Palestrante: Débora de Lima

Assessoria de Imprensa: NTZ Comunicação e Marketing

Produção: Bia Reiner

Assistente de Produção: Celida de Pinho

(In) Sustentável

(In) Sustentável teve sua estreia em São José dos Campos - SP no Teatro Cine Benedito Alves da Silva em 2019.

A essência da natureza desde seu apogeu até sua dificuldade de sustentação são expostos em movimentos nesta obra. O espetáculo mostra o contraste do meio ambiente: sua beleza e tudo que nos proporciona até sua devastação causada pelo consumo excessivo e descontrolado do homem.

(In)Sustentável foi pensado de maneira à abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. Apresentamos através da linguagem da dança contemporânea movimentos que contextualizam por meio das respirações e ações viscerais, a luta dos animais que hoje nascem em meio a uma nova realidade, cercados de lixo plástico que os deforma, intoxica e mata.

Espanol

(In)Sustentável

La esencia de la naturaleza desde su esplendor hasta su dificultad sustentación son expuestos en movimientos en esta obra. Nuestro espectáculo muestra el contraste del medio ambiente: su belleza y todo que nos proporciona hasta su devastación causado por el consumo excesivo y descontrolado del hombre. A partir del comprometimiento de la flora y fauna terrestre y marítima, buscamos proporcionar al espectador una reflexión sobre quiénes somos y quién podemos ser para el universo. (In)Sustentável fue pensado de manera para abordar nuevos caminos que buscan generar conciencia al público para una visión más profunda sobre su propósito en la vida. Presentamos através de lenguaje de la dança contemporânea, movimiento que contextualizam por medio de las respiraciones y acciones viscerales, la lucha de los animales que hoy nacen en medio de una nueva realidad, rodeados de plásticos y basuras que los desformam, intoxican y matan. Lanzamos una visión sobre los irreversibles daños causados al planeta y posibles caminos que, baseado em actitudes diarias pueden al menos amenizar los daños que están siendo causados, buscando así dejar un mundo mejor y más sustentable para las futuras generaciones.

 

DIAS DE TÉDIO A DOIS

O trabalho retrata a convivência excessiva e diária do momento atual. Muito se fala sobre o isolamento individual, mas a convivência entre duas pessoas em um pequeno espaço pode ser tão desafiadora quanto estar só. Hoje, nos vemos em um processo de desaceleração do tempo, pela primeira vez na história “temos nosso próprio tempo” (Renato Russo). Alguns mais lentos e reflexivos, outros mais ágeis e distraídos, porem muitas vezes entediantes. Propõe-se assim uma reflexão divertida sobre compartilhar espaços de tédio através da dança contemporânea em mais uma obra da Cia. MalbArt.

Intérpretes criadores: Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti

LADO DE DENTRO

Mantendo sua linguagem problemática MalbArt oferece com esta nova proposta mais uma oportunidade de reflexão e auto conhecimento. Através da dança contemporânea vislumbra-se alcançar novas perspectivas de olhares, apesar do momento delicado e frágil que vivemos, poder ver arte e movimento como remédio pra alma. "Lado de dentro" traz uma reflexão sobre nosso isolamento social obrigatório e a relação com a descoberta de um vasto universo dentro de nós. O que nos resta de interação além do que a tecnologia oferece? O que mais se fala hoje é o olhar para dentro, porém ao mesmo tempo que se olha para fora, de onde as notícias vêm, construímos nossas angustias e ansiedades. Na presente obra transferimos ao expectador a sensação do estar só. A sombra do que somos, de nossas atitudes, decisões que na maior parte das vezes não nos pertencem, dos rumos que essas decisões levam ou levarão. Será que hoje somos apenas sombras do que um dia desejávamos ser? Será que a sombra que nos acompanha hoje é a nossa? Pode ela estar presente para nos fazer refletir sobre nós? Assim, provocamos todos a olhar para dentro de forma íntima e verdadeira. Sem julgamentos, sem culpa, somente olhar para o lado de dentro. Bailarina: Marcela Pinho Musica: Wounds

 

MalbArt Convida

MalbArt Convida foi um projeto realizado pela Companhia MalbArt. O projeto objetivou dar voz às problemáticas artísticas de bailarinos durante o período de reclusão ocasionado pela Covid 19. Foram convidados cinco artistas da dança de Curitiba, para criar e interpretar performances solos inspirados em suas vivências durante este momento pandêmico e apresenta-las em diferentes pontos conhecidos da capital. Somado aos cinco solos teve também um dueto, totalizando seis obras, que foram transmitidos pela plataforma do YouTube, todas seguidas de uma live no Instagram sobre o processo de criação de cada intérprete. 

O projeto foi uma realização MalbArt com incentivo da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria da Cultura Ministério do Turismo. 

Ficha técnica: Concepção e Direção Artística: Marcela Pinho Concepção e Direção Técnica: Patrich Lorenzetti Intérprete criadores: Carol Martins, Davi Lopes, Deborah Chibiaque, Leonardo Vieira, Marcela Pinho, Patrich Lorenzetti e Tatiana Araújo Dramaturgista: Cassia Damasceno Direção de fotografia: Cayo Vieira/Nó movimento em rede Câmeras: Cayo Vieira e Lívea Castro Edição, finalização e montagem: Lívea Castro/Nó movimento em rede Still: Giovana Bertoldi/Nó movimento em rede. Operador de drone: Fabiano Rocha Produção de conteúdo em mídias sociais: Marcela Pinho Produção: Bia Reiner

bottom of page